NOSSAS REDES SOCIAIS

PROCURAR VAGA

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Currículo perfeito e eficaz: Como fazer?

Você já  sabe que ter um bom currículo é um dos primeiros passos para encontrar um emprego, mas nem todos se fazem a famosa pergunta: “Meu currículo está perfeito e eficaz?”.
Provavelmente você nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção de emprego unicamente por causa da aparência e do excesso (ou falta) de informações apresentadas. Ter experiência e estudos é importante, mas não saber como apresentá-los pode botar tudo a perder.
Apresentamos alguma dicas preciosas para montar um currículo, modelo sugerido pela Revista Exame, a maior revista de economia do país,  que irá se destacar e aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista de emprego!
Vamos a elas:


Faça um currículo limpo, com fontes e cores sóbrias. O ideal é que tudo caiba em duas páginas. Três, só se você já tiver uma carreira profissional muito longa.
o    Dados Pessoais:
Precisam constar apenas nome completo, contatos, endereço, Linkedin, cidade, estado civil, e data de nascimento. Número de documentos é desnecessário.
o    Objetivo: 
Não coloque aqui o seu cargo pretendido, como, “Gerente de Negócio”. Este espaço é para você comunicar sua área de atuação, de forma clara e específica.
o    Formação:
Comece sempre pelo curso mais recente, em ordem cronológica decrescente. Cite o nome do curso, a instituição e a data de formação. Também vale incluir aqui os seus idiomas.
o    Resumo das qualificações:
Escolha 4 ou 5 itens que resumam aquilo em que você é competente. Evite termos subjetivos como “carismático” ou “dedicado”.
o    Atividades profissionais: 
Devem constar os seus empregadores, com uma breve descrição de cada um deles. Inclua o(os) seu(s) cargo(s) e funções realizadas.
Para cada emprego que você teve, é importante acrescentar os resultados que você trouxe. Quanto mais tangíveis as suas realizações, melhor. Use dados numéricos, se houver.
o    Empregos “antigos”:
Para experiências distantes no tempo, basta incluir os dados básicos. A exceção é para empresas que, apesar de antigas, formam importantes para sua carreira.
o    Atividades de Aperfeiçoamento:
Inclua aqui no máximo 10 cursos rápidos ou experiências internacionais importantes.
Tenha sempre em mente que currículos imensos, cheios de palavras difíceis e detalhes desnecessários não impressionam ninguém – pelo contrário, se perdem na pilha de outros currículos. Às vezes, na tentativa de chamar a atenção do avaliador, acabamos exagerando na quantidade de informações e o resultado disso é que o documento acaba na lata do lixo.
Use palavras simples e corriqueiras, fuja dos rebuscamentos e da tentativa de “parecer inteligente”. Seja prático, objetivo. Passe a ideia de eficácia. Uma boa carreira começa sempre com um bom currículo! Sucesso!

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAGAS MAIS RECENTE